7 de abr de 2008

Nárnia

Como toda inspiração demora pra surgir (e ainda surge quando estou na cama), também me senti no direito de demorar um pouquinho. O texto anterior, Sobre Cecília, é meu. Escrevi um pouco sobre ela por que sei que todas nós temos uma Cecília dentro da nossa alma.

Mas tô aqui pra dar uma dica. A primeira vez que conheci o nome, foi no cinema. As crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Depois disso, resolvi comprar o livro. Achei vários volumes, afinal, as crônicas são dividas em 7 volumes e, por sorte, achei um promoção: Adiquirir o Volume Único. Nem pensei duas vezes. Comecei a ler assim que ele chegou e o primeiro choque: o início de tudo não está n´o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa. O primeiro volume é : O sobrinho do Mago. Mesmo com essa pequena diferença, o filme não deixou a desejar. E o livro... Ah! O livro é sensacional! Me apaixonei perdidamente por Nárnia e, mesmo que me achem uma maluca, eu queria um guarda-roupa só pra poder passar umas horinhas por lá!

Hoje acabei de ver o novo filme que vem por aí: Meu Monstro de Estimação. Na hora eu não consegui lembrar qual seria a parte que não li! Como assim!? Eis que surge o nome em inglês: The Water Horse. Pois bem, acredito que esse filme seja equivalente ao volume III - O Cavalo e seu Menino.

Quero ver o filme, juro! Quero sim. Mas agora me bateu uma vontade tãoo grande de ler novamente o livro. E... bem, da primeira vez, chorei muito. É sério!

Os livros não foram escritos na ordem em que a história se desenvolve, sabe... é até um pouco complicado imaginar como o Lewis conseguiu tantas idas e vindas sem perder a noção do que já havia feito.

Taí minha dica. E acho que vale a pena conferir. Eu, se fosse vocês, optaria por ler As crônicas antes mesmo de assistir aos filmes. Seria bem mais saboroso depois comparar se a sua Lucy é tão fofa quanto a do filme.

Open Up Your Eyes - Jeremy Camp (soundtrack Narnia)
(Não esqueçam de parar o som do blog ali embaixo, logo após ao book collector!)

10 comentários:

Bruno disse...

Tão orgulhoso de você...

Compra até livro, a menina!!!

=)

HaiUAHiUAHIA

Nunca comprei um sequer.

Adoooooro ler.

Rafa Gizzi disse...

Puxaa!! Me deixou ainda mais curiosa... Ainda não assisti as Crônicas de Nárnia e ouço falar mt bem... Tenho mó vontade de assistir e (não sei pq) ainda num vi!!! Quem sabe eu leia entaum antes de assistir!
BjoO!

Carlos Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carlos celso disse...

cara eu vi o leao o guarda-roupa e a feiticeira e adorei.. tah pra estreiar aqui em campo grande o principe caspian...
morro de vontade de ler os livros...
quem sabe eu num leia o volume unico ate o final do ano???
auhsuahsuhashuahsuhsuahsu
beijos

Ju disse...

ixi e agora?
eu já vi Nárnia... bom, mas se são 7, melhor esperar sair tudinho no cinema, tô com preguicinha...
adoro aquele guarda-roupa
=)

Holly disse...

Olá,
Descobri seu blog agora e adorei!
Sou grande apreciadora do estilo fantasia no cinema e na literatura.
Atualmente, estou me deliciando com a trilogia Fronteiras do Universo. O primeiro é a Bússola de Ouro, que teve versão filmada recentemente. O livro é infinitamente superior ao filme.

E vi em documentário da HBO que C.S.Lewis criou as histórias para quatro crianças que hospedou durante a guerra. Fantástico não?
E fico arrepiada só de imaginar ele e Tolkien conversando sobre suas incríveis criações....
Abs

Vinicius Cabral disse...

Já leu "o Silmarillion", do Tolkien? é muito bom, e tem ligação (mas não tem nada a ver) com a estória d'O Senhor dos Anéis"...

Ainda não li as "Crônicas", mas deve ser bem nesse estilo...

bj!

Vinicius disse...

nossa se tem uma coisa que eu não tenho é tempo rs...

Vinicius disse...

pra ler livro.. (apertei enter antes de terminar de escrever..)

Jéssica Feller disse...

quando eu vi o filme, também fiquei com vontade de ler os livros. acho que devem ser BEM melhor! acontece que eu ando meio malandra.. só leio oq preciso pra facul
;C

saudades de passar por aqui..
beijos