4 de dez. de 2007

O Puteiro Mitológico

Eu queria escrever sobre o maior galinha da história greco - romana.

- salve salve baco
- Baco era um bêbado. Estou falando do pai dele.
- baco, bacanal.
- Então bacanal não tem sentido sexual?

Gosto da história de Baco, mas o maior puteiro mesmo foi seu pai, Jupiter, ou Zeus, como vocês quiserem.

Baco, deus do vinho, segundo Caravaggio

Júpiter se tornou o senhor do universo após derrotar seu pai, Saturno, numa guerra. (A chamada Guerra de Titãs). Casou com Juno, ou Hera, sua irmã mais velha. Com ela, teve três filhos: Vulcano, Hebe e Marte. À partir daí, começam as "puladas de cerca".
Com Maia, gerou Mercúrio; Com Latona, foi pai de Apolo e Diana; Com Tétis, Minerva; Com Europa, o Rei Minos, de Creta; Com Ceres, Perséfone; Com Leda, Pólux; Com Alcmena, Hécules; Com Danâe, Perseu; E, por fim, com Sêmele, concebeu Baco.

A concepção de Baco foi incrível. Sêmele, perturbada por Juno, pediu ao deus do Olimpo para vê-lo em sua forma real. Como este estava sob juramento, foi obrigado a deixa-la ver. Sêmele, por ser mortal, não sobreviveria a esta visão de Jupiter, caindo fulminada no chão. Júpiter tomou então das cinzas o feto ainda no sexto mês e meteu-o dentro da barriga da sua própria perna, onde terminou a gestação.

Baco se tornou o deus do Vinho, da alegria, da bebedeira.


Júpiter continua sendo o deus do Universo, habitante do Olimpo. Seus irmãos, Plutão e Posídon, são, respectivamente, os deuses do Hades e do Mar.

Porém, para mim, Júpiter será o princípio da existência do homem - puto.


Júpiter e Juno, por Carraci, séc. XVI

5 comentários:

alexandre disse...

Amo a mitologia greco-romana! E seguindo sua teoria, Hera então teria sido a primeira corna-mansa? rsrs Tudo bem que ela vingava-se sempre, mas não abandonava Zeus por nada...

E bem, Baco não tem culpa pela fama dele... Ele é deus do vinho... E o que o vinho faz com as pessoas quando ele é consumido em grandes goles? Fazer o que rs

Anônimo disse...

E é por isso que eu sou a favor da caipirinha. Amo caipirinha. E parei de tomar cerveja. A última vez foi sábado passado.

E amanhã (hoje) vou ser padrinho de casamento. Não vai dar certo...

=*

reformatorio.blogger.com.br

Lívia disse...

Agora já sei em quem botar a culpa! Hahahahaha.
E meu blog não é novo, não. Os posts antigos não aparecem, pq o Weblogger só mostra os posts do mês...
Beijos!


imaginaryworld.cjb.net

Vinicius disse...

boiei bonito rss
aula de historia agora rs..

Anônimo disse...

hahahahaha, seu post descreve muito bem o meu final de semana. Quer dizer, de uma forma um pouco mais exasperada, mas serve!
bjokas!