11 de out. de 2007

Profissão ProfessorA.


Quando eu era criança, queria ser professora igual a tia lá da escola, que ensinava a escrever o nome e outras palavras capazes de deixar meus pais felizes .Envelhecendo, esqueci esse sonho e comecei a planejar coisas diferentes. Mesmo assim, fui cursar Letras. Não, eu não ia ser igual a tia que me ensinou a escrever, mas eu podia ensinar também! E foi com tal crença que conclui feliz.
Segunda-feira é dia do Professor. Apesar de ver guerras de bolinhas, ouvir barbaridades e, as vezes, segurar o riso pra não perder a autoridade, estou satisfeita. As dificuldades, os obstáculos não foram maiores que meu sonho. Aliás, eu continuo capaz de tornar os sonhos de outras pessoas em realidade.
Ser professor é mais ou menos parecido com ser o Gênio da Lâmpada mas, ao invés de realizar os seus desejos, eu ajudo a encontrar o caminho certo para essas realizações. Nossa rotina é dura, mas somos persistentes. Plantamos uma sementinha dentro de cada pessoinha que passa em nossas mãos e esperamos que essa sementinha germine e se transforme numa árvore com flores e bons frutos.
Serei eternamente grata aos alunos que me transformaram naquilo que sou e naquilo que faço.

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente é uma profissão que exige persistência. Infelizmente, a cada 10 alunos, contamos sempre um ou dois que estão prestando atenção! E é mantendo a esperança e respeito nesses um ou dois que devemos continuar persistindo!
Parabéns pelo seu dia!
Adorei seu blog! Já linkei no meu!
:)

Anônimo disse...

Sempre conservei um sonho meio oculto de ser professor. Tento escapar, mas cada vez tenho mais certeza que é meu destino.
Adorei a parte "Ser professor é mais ou menos parecido com ser o Gênio da Lâmpada mas, ao invés de realizar os seus desejos, eu ajudo a encontrar o caminho certo para essas realizações.", acho que é bem por aí mesmo. Pra ser sincero, nunca tinha lido uma definição tão boa sobre os professores hehe.
Adorei seu blog também! Estou linkando :)
Beijo!

Anônimo disse...

benzadeus, vida de professor não é fácil. Lidar com pessoas é complexo, com pessoas que são muitas vezes obrigadas e estar no local (como muitas vezes é o pensamento de alunos) deve ser pior ainda.

Dei aula apenas para cursos, o que facilita bastante eu acho, pois os alunos estão lá por vontade própia... hehe

Ah, parabéns pelo dia do professor! :D