16 de out. de 2007

Blog Action Day

Ontem foi o Dia dos Professores e hoje é o Blog Action Day. Tá, mas desde quando a gente comemora esse dia? Desde sempre. O Blog Action Day é um movimento que ocorre uma vez ao ano, quando nós, blogueiros, resolvemos reservar um espaço especial para falar sobre um assunto. Este ano, o tema é o meio-ambiente.
[Descobri no blog A Stranger in My Life, do Felipe]

Quando eu era mais nova, há uns doze anos atrás.. rsrs... eu podia brincar na rua sem me preocupar com a água do mundo. Podíamos regar as plantas, lavar a calçada.. e ainda ficar brincando de guerrinha de água sem medo de que, daí uns 50 anos, fossemos arrasados por uma seca terrível.

Quem ainda não ouviu nada sobre a água do mundo acabar, estava morando em outro planeta.

Nas escolas, existe um pessoal fazendo uma campanha de conscientização para crianças e adolescentes. Acreditem, um dia, não teremos água pra beber... e o preço dela será maior que de ouro!

A partir deste momento, vcs já estão cientes. Tenho percebido as crianças chamando atenção do pais lavando rua, carro, portão, poste... elas tomaram uma consciência que nós, muitas vezes, não temos. Quem é que não demora no banho? Ou não larga a torneira aberta enquanto escova os dentes?

Vamos nos lembrar que sem água, não há vida e que ela é um bem finito.




Dicas para economizar água:

Tomando banho: Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: cinco minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo também é uma boa maneira de economizar. Viu como dá pra ficar cheiroso sem esbanjar? Agora, só não vale dizer que não vai mais tomar banho para economizar água, pois essa desculpa não cola mais!

Escovando os dentes: quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada! Gastamos, aproximadamente, 10 litros de água quando escovamos os dentes por cinco minutos com a torneira aberta. Para economizar, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca. Eu sei que você já sabe disso, mas não anda praticando, né!?

Lavando a roupa: Só ligue a máquina quando ela estiver cheinha. As roupas muito sujas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, pois, com isso, a sujeira sai mais fácil e com menos água. Ao lavar no tanque, deixe sempre a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas.


Lavando a louça: Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar. Ah! E lembre: nada de ficar pegando um copo limpo a cada vez que você for tomar água, pois, para cada copo que você suja, são necessários pelo menos dois outros copos de água para lavá-lo.


Lavando o carro e a calçada: É só usar um balde de água de 10 litros para molhar o carro e mais uns três ou quatro para enxaguá-lo. Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande desperdício. O mesmo serve para as calçadas. Devemos usar a vassoura para retirar a sujeira e não o jato de água da mangueira!

Cuidando das plantas: Para cuidar do jardim, substitua a mangueira por um regador. Dessa maneira, você só joga água onde é necessário, não afoga as coitadas das plantinhas e fica mais perto delas. Isso mesmo, fica mais perto e dá mais carinho para as plantas, ou você acha que elas só precisam de sol e água?

Mas.. eu, sozinha, vou conseguir manter o mundo líquido? Não. Mas se eu passar adiante essa mudança de comportamento, seremos EU+ VOCÊ + milhares de pessoas no mundo. Acredito que isso poderá mudar. Você não?

6 comentários:

Anônimo disse...

Achei bem legal ter visto o assunto em vários blogs internet a fora (ou dentro, sei la). Isso mostra que pelo menos as pessoas estão conscientes do problema, e querem fazer alguma coisa pra reverter a situação.
Ah, o Blog Action Day foi ontem, dia 15, na mesma data do Dia do Professor! hehehe
Mas o que vale é a intenção! A luta tem que ser diária!
Beijo!

Anônimo disse...

Me senti um nada, porque nunca comemorei este dia =/

Paulinha Mirandez disse...

andando pelo mundo do blogger achei o seu e é muito legal!!
Parabéns!!
posso por vc lá na minha pagina??

Paula

Nally disse...

Oi, tudo certinho? Cadê você? Nunca mais colocou postagens ...
Achei muito massa seu blog!

Anônimo disse...

bom comeco

Anônimo disse...

Hello. And Bye.